segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Oi galera, é com um aperto no coração que informamos que o projeto Educar com Arte em Taquaruçu chegou ao fim. Mas, o blog vai continuar para deixar registrados todos os trabalhos que foram desenvolvidos no ano de 2009. Para nós foi um prazer fazer parte desse projeto e dividir essa experiência com todos vocês. Esperamos que essa iniciativa sirva de exemplo para tantas outras pessoas, e saibam que se precisarem podem contar conosco....Mas não paramos por aqui, daqui um tempo a gente volta, com novos projetos e novas histórias....










Produção do Informativo

Chegamos ao nosso último informativo sobre Recursos Hídricos. Nossos jovens deram o melhor de si para passar para você, leitor, o quanto a água é importante para a nossa vida e como pequenos hábitos em relação ao consumo sustentável e consciente podem ajudar a preservar esse rico recurso. Deu para captar a mensagem?
Daqui, os repórteres mirins do PROJETO EDUCAR COM ARTE estão preparando as últimas edições do InfoEca, que virão recheadas de dicas que ajudam a manter o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente! Não percam e boa leitura!


A água no corpo humano

Jônatas dos Santos Pinheiro, 13 anos

Você já deve saber que grande parte do nosso corpo é composto de água. Mas há água onde nem imaginamos. Você sabia que a água é responsável por 20% dos nossos ossos? O nosso organismo depende da água para várias funções, da proteção do cérebro à digestão.
As meninges (membranas que envolvem o cérebro) são lubrificadas pelo liquor. Esse fluido, é claro, contém água e ajuda a reduzir o impacto sobre o cérebro em caso de acidentes. Na digestão, a água está presente no suco gástrico e na bile. A ação desses líquidos é fundamental no processo de digestão dos alimentos. E os órgãos que provavelmente sofreriam mais rápido com a falta d’água seriam os rins. Eles são responsáveis pela formação da urina, que contém 95% de água.
Os especialistas recomendam que bebamos no mínimo 2,5 litros de água por dia. Mas em dias quentes ou quando fazemos exercícios, essa quantidade pode ultrapassar os 6 litros. Já pensou se não tivéssemos a água? Esse é mais um motivo para cuidarmos dela. Cada um deve fazer sua parte, com coisas pequenas, como fechar a torneira ao escovar os dentes, consertar vazamentos, diminuir o tempo do banho, entre outras atitudes, ajudamos a preservar esse preciso líquido.


Vamos parar com o desperdício de água
Beatriz N. Martins, 14 anos

O desperdício de água é um dos nossos maiores problemas, se não revertermos essa realidade sofreremos amanhã pelos nossos atos de hoje.
Aí vão algumas dicas para quem já acordou para esse problema. Primeiro ao escovar os dentes com a torneira ligada você gasta em cinco minutos 80 litros de água. Feche a torneira e gaste no máximo dois litros, que é o recomendado, mas não deixe de economizar o máximo que puder.
Quando tomamos aquele banho de 15 minutos, consumimos 144 litros de água. Quando for se ensaboar, feche a torneira e diminua o tempo de banho para 5 minutos, assim você pode gastar apenas 100 litros. Não é um grande passo?
Sabe quando você lava o seu carro com a mangueira? Pois bem, ao fazer isso você gasta em 30 minutos 215 a 560 litros de água. É muita água jogada fora não é mesmo? Lave seu carro com um balde e gaste apenas 40 litros.
Você tem planta em casa e as molha com mangueira? Você sabia que usar um regador economiza e muito o consumo de água? Faça isso uma vez ou outra e verá o resultado e, ajudar a cuidar da Natureza é gratificante!

Consumo de água por atividade

1 descarga no WC – 10 a 16 L
1 minuto de chuveiro – 15 L
1 tanque com água – 150 L
1 lavagem de mãos – 3 a 5 L
1 lavagem com máquina de lavar – 150 L
Escovar os dentes com água correndo – 11 L
Lavagem de automóvel com mangueira – 100 L
Fonte: Manual de Educação – Consumo Sustentável (Idec)


BOX
CURIOSIDADES
A guerra milenar da água

No auge da idade do gelo, há 20mil anos, caçadores e coletores de alimentos migraram para as regiões mais quentes da Terra, como a Mesopotâmia dos rios Tigre e Eufrates, os vales dos rios Indo, na Índia e o Amarelo, na China. O controle dos rios começou há cerca de 4 mil anos, época em que as civilizações dessas áreas realizaram obras para conter enchentes e proporcionar irrigação e abastecimento humano. Dominar o uso da água dos rios fez com que algumas civilizações se utilizassem disso como forma de exercer poder sobre outros povos e regiões geográficas.
Um exemplo de conflito moderno pelo uso da água é vivenciado por israelenses e palestinos. Israel depende das águas subterrâneas que estão no território palestino e retira cerca de 30% da disponibilidade do aqüífero, comprometendo a capacidade de recarga desse reservatório. De um lado, Israel controla o uso do aqüífero por parte dos palestinos e, do outro, os palestinos reclamam a água que esta em suas terras. (FONTE: Almanaque Brasil Socioambiental)

Trabalhos desenvolvidos pelos alunos

Dizem que o mal não entra pela boca. Mas tratando-se de produtos transgênicos a história não é bem assim. Criado para aumentar as cifras dos grandes laboratórios especialistas em “mutação alimentar” e fazer brilhar os olhos dos produtores que sonham em ganhar mais com menos, os transgênicos figura hoje como uns dos maiores perigos para as gerações futuras.Modificando o que a Natureza criou não se sabe que tipo de seres humanos nascerão nos próximos 50 anos. Uma coisa é certa: tratando-se de meio ambiente, onde o homem põe a mão as modificações podem ser drásticas. Confira o que nossos ambientalistas mirins prepararam para você, leitor. Consuma produtos orgânicos: faz bem à saúde e ao meio ambiente


Por Thays Flávia, 15 anos

Alimentos orgânicos são aqueles sem agrotóxicos e sem fertilizantes químicos, ou seja, alimentos 100% naturais. Os produtos orgânicos fazem bem não só a nossa saúde, mas também ao meio ambiente. Nós, consumidores, vamos poder identificar esses produtos a partir do próximo ano, através de um selo que o diferenciará dos outros produtos.
Possuir um selo de certificação de produtos orgânicos era inacessível para os pequenos produtores. Em função disso e da legislação para orgânicos de 2008, o Governo Federal decidiu certificar os pequenos produtores gratuitamente.
Para se adquirir o selo é necessário obter um certificado, após a comprovação do não-uso de produtos químicos, sementes transgênicas e o uso de água de boa qualidade, além do respeito à mão de obra.
O produtor de hortaliças Erotides Rodrigues já produzia orgânicos em Taquaruçu, e agora vai apostar numa produção maior. ‘Fui beneficiado por um programa do Banco do Brasil e agora vou poder dedicar-me mais aos orgânicos’, comemora.
Fique de olho, a partir de 2010 verifique se o produto que você está levando para casa possui o selo de certificação. Consuma saúde a proteja o meio ambiente!


Livre-se dos alimentos transgênicos

Os produtos transgênicos ou OGM (Organismo Geneticamente Modificado) são organismos que sofreram a adição de células de outros seres vivos. Isso é feito para tornar o produto mais resistente às pragas de insetos e para conservá-los por mais tempo.
Os transgênicos podem estar em praticamente qualquer alimento, principalmente pelo fato dos animais se alimentarem de plantas geneticamente modificadas. Nós nos alimentamos destes animais e consumimos transgênicos, indiretamente.
Os primeiros alimentos modificados foram a soja e o milho, depois o algodão. A Espanha é a maior produtora de alimentos transgênicos da União Européia.
A engenheira ambiental Silvia Cecília Secato, diz que a principal vantagem dos transgênicos, segundo os produtores, seria matar a fome no mundo. Eles argumentam que a planta resiste às secas e as pragas, aumentando a produção. Porém, a grande desvantagem é não saber as conseqüências do consumo diário desses alimentos. O que se sabe hoje é que a população que consome esse produto vem apresentando alergias até então desconhecidas.
Fique esperto! No supermercado, antes de comprar algo observe no rótulo a procedência da produção. Somente as marcas de óleo são obrigadas a fornecer essa informação. Se você observar um triangulo amarelo com o T, descarte o produto.


Os 7 pecados capitais dos transgênicos


Conheça os principais problemas dessa tecnologia que coloca em xeque a biodiversidade do planeta, provoca inúmeros problemas na agricultura mundial e afronta diretamente o Princípio da Precaução da ONU.


1. Contaminação genéticaAgricultores que queiram se dedicar ao cultivo convencional ou orgânico já sabem: se tiver alguma plantação transgênica nas redondezas, a contaminação é garantida e a missão, impossível.


2. Ameaça à biodiversidadeA contaminação genética pode ter também um efeito devastador na biodiversidade do planeta. Ao liberar organismos geneticamente modificados na natureza, colocamos em risco variedades nativas de sementes que vêm sendo cultivadas há milênios pela humanidade. Além disso, os transgênicos podem afetar diretamente seres vivos que habitam o entorno das plantações.


3. Dependência dos agricultor

sA empresa de biotecnologia Monsanto é hoje a maior produtora de sementes do mundo, convencionais e transgênicas. Além disso, é também uma das maiores fabricantes de herbicidas do planeta, com destaque para o Roundup, muito usado em plantações de soja geneticamente modificada no sul do Brasil. Com essa venda casada - semente transgênica mais o herbicida o qual a planta é resistente -, os agricultores ficam presos num ciclo vicioso, totalmente dependentes de poucas empresas e das políticas de preços adotadas por elas.

4. Baixa produtividade

O argumento de quem defende os transgênicos como solução para a crise alimentar que vivemos vem caindo por terra, dia após dia. Os transgênicos já se mostraram pouco competitivos economicamente, e recentes estudos promovidos por universidades americanas comprovaram que variedades transgênicas são até 15% menos produtivas do que as convencionais. Confrontadas com os resultados das pesquisas, empresas de biotecnologia admitiram que seus transgênicos não foram criados para serem mais produtivos, mas sim para serem resistentes aos agrotóxicos fabricados por essas mesmas empresas. Num primeiro momento, os transgênicos podem até ser mais produtivos do que os cultivos convencionais ou orgânicos/ecológicos, mas a médio e longo prazos, o que se tem verificado é uma redução na produção e um aumento significativo nos preços dos insumos como o glifosato, principal herbicida usado em plantações transgênicas.

5. Desrespeito ao consumidor (rotulagem)

O Brasil tem uma lei de rotulagem em vigor desde 2004, que obriga os fabricantes de alimentos a rotularem as embalagens de todo produto que contenha 1% ou mais de matéria-prima transgênica. No entanto, apenas duas empresas de óleo de soja rotulam alguns de seus produtos - e mesmo assim, só depois de terem sido acionadas judicialmente pelo Ministério Público. Há milhares de produtos nas prateleiras dos supermercados brasileiros que chegam à mesa das pessoas sem a devida informação sobre o uso de substâncias geneticamente modificadas, numa afronta direta à lei e num claro desrespeito ao consumidor.6. Uso excessivo de herbicidaO caso da Argentina é emblemático: depois que os transgênicos começaram a serem plantados em suas terras, o consumo de herbicida explodiu no país, que passou a ser um dos que mais usam produtos químicos em plantações no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. A explicação é simples: como os transgênicos são resistentes a um tipo específico de herbicida, o agricultor usa cada vez mais dele para proteger sua plantação de pragas.


6. Ameaça à saúde humana


Não existem estudos científicos que comprovem a segurança dos transgênicos para a saúde humana. Apesar de exigidos por governos de todo o mundo, as empresas de biotecnologia nunca conseguiram apresentar relatórios nesse sentido - e ainda assim, seus produtos são aprovados. Por outro lado, alguns estudos independentes indicaram problemas sérios, como alterações de órgãos internos (rins e fígado) de cobaias alimentadas com milho transgênico MON863 da Monsanto.



FONTE: GREENPEACELeilane MarinhoJornalista-Professora Oficina Jornal

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

INVESTCO PROMOVE EDUCAÇÃO E CULTURA EM TAQUARUÇU



Projeto Educar com arte chega ao fim mostrando que responsabilidade socioambiental é dever de todos


Palmas, 10 de novembro - A Investco, por meio do Instituto EDP, patrocina o projeto “Educar com Arte em Taquaruçu” em parceria com a Associação de Preservação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável de Taquaruçu - conhecida como META – Movimento Ecológico de Taquaruçu. Buscando divulgar o trabalho desenvolvido pelo Projeto, será realizado no próximo dia 13, sexta-feira, no restaurante Mandala, em Taquaruçu, um Sarau de apresentação, com a participação de artistas da música e poesia regional.

Com a proposta de viabilizar uma relação entre escola e comunidade com enfoque temática socioambiental, o projeto “Educar com Arte em Taquaruçu” mostrou que é possível trabalhar a conscientização por meio de atividades artísticas. Iniciado em maio deste ano, o projeto vem oferecendo oficinas, workshops e palestras para jovens entre onze a dezoito anos do distrito de Taquaruçu.

As atividades são realizadas com o intuito de incentivar a comunicação interescolar e a integração com a comunidade em que estão politicamente inseridos. O Educar com Arte desenvolveu oficinas de teatro ambiental, rádio, jornal, fotografia, dança, roda de leitura, arte em recicláveis, percussão entre outras.

Um produto dessas oficinas são os Tambores da Poesia, iniciativa que nasceu da necessidade de estimular a leitura entre os jovens participantes do Projeto, principalmente no que se refere às obras de escritores regionais. Como forma de levar para rua uma reflexão em relação a diversas situações socio ambientais, os Tambores vêm ao encontro da temática do Educar com Arte, servindo como fortes aliados ao processo de sensibilização e mobilização social.

O trabalho artístico neste processo é instrumento de reflexão do cotidiano e da sociedade. Para realizar as atividades, o projeto conta com uma equipe qualificada e acompanhamento pedagógico em todas as atividades.

O projeto, aprovado pelo Programa EDP Solidária, do Instituto EDP, é coordenado pelo META – Movimento Ecológico de Taquaruçu, e conta ainda com a parceria da rádio 96FM.

Sobre a Investco S.A. – É a responsavel pela construção e geração da UHE Luís Eduardo Magalhães, do Grupo EDP, com uma potencia instalada de 902MW.

Sobre o Instituto EDP - Instituição sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento e coordenação das ações ambientais e sócio-culturais do Grupo EDP.

Sobre o Programa EDP Solidária – Programa realizado pelo Instituto EDP que apoia projetos que fomentem o desenvolvimento local, educação e cultura dos municipios aonde o Grupo EDP atua.


Confira:
O quê – Sarau de apresentação do Projeto “Educar com Arte”
Quando – sexta-feira, dia 13 de novembro
Aonde – Restaurante Mandala - em Taquaruçu
Horário - a partir das 19h


Contato:
Natália Ferraciolli – 8115-9037/8437-0880
Karina Francis - 9235-0221

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

1,2,3...Gravando....

Por: Karina Francis



Na próxima sexta,13, vai acontecer o sarau " Um encontro com a Poesia", do projeto Educar com Arte em Taquaruçu.
Estamos organizando várias apresentações para vocês, entre elas um vídeo muito bacana sobre o projeto.
Nesse fim de semana realizimos as gravações, veja as fotos:

Registrando depoimentos















quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O EDUCAR COM ARTE NA MINHA VIDA


Por: Jorge Luís


Eu aprendi a valorizar melhor o meio ambiente, o projeto me ajudou a ver com clareza as minhas ações que antes prejudicaram o meio ambiente. As palestras foram muito importante para que eu compreendesse melhor minhas ideias.

O projeto mudou minha forma de pensar, por exemplo, a não jogar lixo no chão, antes pensava que seria só um lixinho, não faria a minima importancia, mas estava completamente enganado. Imagina se cada pessoa pensasse do jeito que eu pensva, um lixinho poderia virar um lixão.

Hoje não jogo mais lixo no chão, se não houver lixeira por perto, coloco no bolso, mas não jogo no chão. E eu me encomodo com amigos e colegas que fazem essa barbaridade.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Vamos Comemorar





Por: Karina Francis

O dia das crianças é só dia 12, mas o Educar com Arte resolveu antecipar a comemoração da data.Amanhã ,8, vai acontecer um passeio com todos os alunos do projeto ao Hotel Fazenda Encantada que fica no distrito de Taquaruçu . Lá serão realizadas diversas atividades de lazer, brincadeiras e um piquenique super bacana.
Aqui registramos o nosso parabéns para todas as crianças do Brasil :)

Aqui estamos nós

Oi pessoal,estamos de volta! O blog ficou uns dias paradinho, mas foi porque a blogueira que vos escreve ficou doente. Agora já está tudo certo voltamos com força total.....

sábado, 12 de setembro de 2009

Entrevista: "Essa é pra tocar na rádio"

Por: Karina Francis


Neste sábado, 12, foi ao ar a entrevista com a coordenadora do projeto Educar com arte em Taquaruçu, Ândrea Bangoim e a assessora de imprensa Karina Francis, no programa "Essa é pra tocar na rádio" da 96FM. O programa é apresentado pelo produtor cultural Marcelo Souza e a atriz e também produtora Sabrina Fittipaldi.
Além de falar sobre o projeto, Ândrea também falou sobre as ações voltadas para o desenvolvimento cultural no Estado do Tocantins. Foi debatido, entre os apresentadores e convidados, a postura do indivíduo em relação às ações que são voltadas para a comunidade, como os projetos sociais.
Apesar de recente, o programa “Essa é pra tocar na rádio”está fazendo muito sucesso por ter uma proposta diferente e ser voltado para o incentivo das atividades artísticas.
Abaixo você vê algumas fotos da entrevista.






sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Entrevista para 96FM

No próximo sábado, 12, vai ao ar uma entrevista com a coordenadora geral do projeto Educar com Arte em Taquaruçu, Ândreia Bangoim,para o programa "Essa é pra tocar na rádio" da 96FM.
A entrevista será ao vivo, e deve começar ás 13h30. O programa é apresentado pela atriz Sabrina Fittipaldi e o produtor cultural Marcelo Souza.
Não percam!

“Os caminhos do lixo”

No Profissão Repórter da última terça-feira, Caco Barcellos e sua equipe se dividiram para contar histórias de famílias que vivem do que milhões de brasileiros jogam fora.

Os repórteres Felipe Gutierrez e Felipe Suhre estiveram no maior aterro sanitário do Brasil e descobriram uma catadora que criou os filhos e equipou a casa com objetos achados no lixão.

Júlia Bandeira e Caroline Kleinübing percorreram as ruas de São Paulo ao lado de um carroceiro que ainda encontra tempo para a poesia.

No Rio de Janeiro, Caco correu para acompanhar os passos de uma equipe do caminhão de coleta. Um deles trabalha cantando e está lançando CD. Apelido: Pavarotti.

Para assistir o programa basta acessar o site e baixar os vídeos

http://especiais.profissaoreporter.globo.com/programa/

Fonte: portal G1

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Banheiro Seco








O banheiro seco ou banheiro compostável, como também é conhecido é um sistema integrado de uso e tratamento dos resíduos humanos (fezes, urina e papel higiênico) sem consumo de água. Funciona através de uma câmara isolada e impermeável que evita a contaminação, nela se misturam os resíduos com serragem, ou outro tipo de matéria seca adequada, promovendo assim a compostagem seca e a reintegração do excedente (em forma de composto) ao ambiente. A idéia e simples e agrega conhecimento tradicional a novas tecnologias, aliando o bem-estar humano no que se refere a estética e odor com soluções ambientais. O principio do banheiro é uma decomposição rápida pelo processo termofilico (temperaturas de 37 a 70 C), assegurando que todos os patógenos sejam destruídos e a matéria toda transformada em húmus, para só depois ser utilizada como adubo sem riscos a saúde humana. Para conhecer mais sobre o banheiro seco basta dar uma click na internet ou também entrar em contato com a Silvia pelo e-mail: silvia_csr@yahoo.com.br

Texto: Silvia Cecilia

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Empresas são obrigadas a reciclar as embalagens

A nova lei, criada em São Paulo, diz que empresas terão que recolher parte das embalagens dos produtos que elas vendem no mercado. O objetivo é proteger o meio ambiente.

Assista o vídeo com a matéria completa

Link:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1115665-7823-EMPRESAS+SAO+OBRIGADAS+A+
RECICLAR+AS+EMBALAGENS,00.html

CURIOSIDADES

Quais as doenças que a água contaminada pode causar?


Segundo o OMS ( Organização Mundial da Saúde ) a água de má qualidade é uma das maiores responsáveis por doenças nos países pobres. E o pior, estas contaminações não apresentam nenhuma mudança no cheiro, na cor e no gosto da água. As doenças mais comuns são: febre tifóide,disenteria bacilar, disenteria amebiana, cólera, diarréia, hepatite infecciosa, gastroenterite, giardise, leptospirose, paralisia infantil e salmonelose.


O que acontece quando jogamos lixo no esgoto?


Jogando lixo no esgoto, você pode causar a maior sujeira! O lixo provoca entupimento nos canos e impede que o esgoto vá para seu destino natural: a Estação de Tratamento de Esgoto, onde ele será tratado. Se houver entupimentos, o lixo pode até retornar para os ralos e pias de sua casa. Por isso, nunca jogue papel higiênico, pontas de cigarro e restos de comida no vaso sanitário ou pia.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Obrigada!

Olá pessoal! Queremos agradecer a todas as pessoas que estão apoiando o nosso blog. Obrigada pelos recados carinhosos....


veja alguns dos recadinhos que estamos recebendo


Parabéns pelo trabalho, é realmente muito legal participar desta rede de Instituições comprometidas.
Christiane
_____________________

OLÁ PESSOAL!!

ADOREI RECEBER NOTÍCIAS!
ÓTIMA INICIATIVA!

SUPER LEGAL A IDÉIA DO BLOG!!

VIVA A ARTE ! ARTE VIVA!!

GRANDE ABRAÇO A TODOS,

LUCIANA (Comunitas)


_________________________



Parabéns pelo belíssimo trabalho. Sentimo-nos honrado em receber informações como estas que nos motivam mais ainda continuar o nosso trabalho.
Sds
Carlos Humberto de Oliveira
Gerente de projetos - IPA


_________________________


E se você não entrou na nossa rede ainda não perca mais tempo! Entre em contato conosco.

email: educom.arte@gmail.com
contato: Karina Francis (63) 9235-0221

OFICINA DE ARTES EM RECICLAGEM

Veja algumas fotos da oficina de "Artes em Reciclagem"





VISITA AO ATERRO





Em sintonia com a natureza

Por: Karina Francis

Na última sexta-feira, 28, foi realizada uma atividade diferente na oficina de Teatro. Os alunos foram até a cachoeira Lajeiro, localizada em Taquaruçu. O objetivo da atividade foi realizar uma sensibilização com á água, e uma observação do local em relação aos cuidados ambientais. A cachoeira é um ponto muito visitado e alvo freqüente de poluição auditiva.
Segundo a professora da oficina, Ândrea Bangoim, a atividade ofereceu também um contato reflexivo em um ponto turístico, observando o silêncio da natureza. “Por meio do lazer é possível sociabilizar o aluno", afirma.

FIQUE POR DENTRO

Cenário da Coleta Seletiva no Brasil


A implantação da Coleta Seletiva no Brasil ainda é incipiente. São poucos os municípios que já a implantaram, como reconhecível nos dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, do IBGE, mas dados mais recentes mostram que este número vem se ampliando.
Para traçar um breve cenário da situação atual da Coleta Seletiva no Brasil, pode-se dizer que:

• 7% dos municípios têm programas de coleta seletiva (CEMPRE, 2008)
Embora o número de municípios seja, ainda, relativamente pequeno, são os maiores que adotam esta prática. De tal forma que estes representam aproximadamente 14% da população. Isto quer dizer que:

• 405 municípios, com 26 milhões de habitantes, praticam a coleta seletiva.
Destes municípios 2% se localizam no Norte do país; 4% no Centro Oeste; 11% no Nordeste; 35% no Sul e 48% no Sudeste.



Órgãos públicos passarão a fazer compras “verdes”


Até o fim deste ano, o Governo Federal deve editar decreto estabelecendo as ‘compras verdes’, ou seja, nas compras que forem realizadas por órgãos da administração pública direta e indireta, serão priorizados os produtos sustentáveis e ecologicamente corretos.



Fonte: blog ambientebrasil blog@ambientebrasil.com.br

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Matéria sobre reciclagem

Hoje saiu uma matéria muito bacana sobre reciclagem no Jornal Hoje. Acessando o link abaixo é possivel ver a matéria.

"Reciclagem e preservação do meio ambiente nas salas de aula. Amigos da Escola mobilizam mais de 20 mil alunos no Brasil"
http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1284326-16022,00-AMIGOS+DA+
ESCOLA+MOBILIZAM+MAIS+DE+MIL+ALUNOS.html

Nossos parceiros





Este projeto está sendo patrocinado pelo Instituto EDP e a empresa Investco, ambas sabem da importância de cultivar uma cultura reflexiva em relação ao meio ambiente. Além disso, o projeto Educar com Arte em Taquaruçu, conta com uma parceria como a 96FM.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

CURIOSIDADES!

Quantos dias o ser humano pode ficar sem beber água?

A água é um dos elementos mais importantes na vida humana. Nós podemos viver até 28 dias sem comer, mas podemos ficar apenas 3 dias sem tomar água.


Um buraquinho no encanamento causa o maior desperdício

Um buraco bem pequeno no encanamento, de apenas dois milímetros, pode causar o maior desperdício. Este buraquinho, em um único dia, gasta 3.200 litros, isto é, mais de três caixas d’água.

Economize 11 litros de água escovando os dentes

Se você fechar a torneira quando escovar os dentes, você vai conseguir economizar ate 11 litros de água, o que representa uma economia de 1 balde cheio de água a cada vez que você escovar os dentes. Agora, imagine a economia que você fará fechando a torneira a cada vez que escovar os dentes!


Como posso economizar lavando um carro?

Quando você lavar o carro, se você trocar a mangueira por baldes e um pano, você economizará 560 litros de água. Esta água que você economizar, representa a quantidade de água que você gasta em 12 banhos de 5 minutos na ducha. O bolso do papai também vai agradecer pela economia.

Você sabe quantos litros uma torneira gotejando pode desperdiçar?

De gota em gota desperdiçamos muita água, vamos sempre nos lembrar disso! Veja os exemplos: Se você deixar a torneira da sua casa pingando, por dia você vai gastar 46 litros de água, o que equivale a 23 garrafas Pet de refrigerante de 2 litros, e no final do mês, você já vai ter gastado 1380 litros, quase duas caixas d’água grande.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Gravação na 96FM








Por: Karina Francis

As fotos são referentes a visita que os alunos da oficina de rádio realizaram na 96 FM-REDESAT,para gravar os primeiros spots.
Atualmente são quatro spots que estão sendo veiculados sobre temas como: resíduos sólidos,reciclagem, recursos hídricos e passeio a Taquaruçu.
Você já ouviu algum? o que achou?

Como vejo Taquaruçu?

Por: Karina Francis

Está foi uma das atividades em que os jovens realizaram. O objetivo é simples, questionar os jovens sobre como eles enxergam o distrito em que vivem, e como enxergam a rua em que moram.

Veja algumas das respostas:

Como vejo Taquaruçu - Por: Maria Vitória Brito

Taquaruçu é pra mim um bairro turístico, com muitas árvores, ele é no meio de um buraco, tem rios mas muito poluídos. Esse lugar tem muitas cachoeiras, poluídas, mas muitas limpas, tem um mirante, com a vista maravilhosa.
Taquaruçu é lindo, mas ao mesmo tempo muito feio.

Como vejo minha rua

Minha rua é cheia de buraco, ela não é asfaltada, nas laterais é cheia de mato, ela é muita tranquila, tem muitos cachorros.
___________________________________________________________________________


Como vejo Taquaruçu - Por: Iasmim Gomes de Sousa

Taquauçu é uma belissima cidade, cujos pontos turísticos são invejaveis o lixo é grande vilão, pois a cidade está contaminada de tanto lixo.

Como vejo minha rua

Ela conduz as pessoas a entrada de Taquarucu,mas o que tem de lixo é impressionante. Pessoas que vem pela primeira vez e passa pela minha rua, vai ter uma má impressão de como é realmente Taquaruçu.

___________________________________________________________________________

Como vejo Taquaruçu - Por: Miguel Luiz

Vejo Taquaruçu uma cidade linda e bem cuidada. Mais que um lugar para visitar aos domingos e feriados. Taquaruçu é bastante confortavel para se viver.

Como vejo minha rua

Os vizinhos jogam lixo na frente das casas, a rua tem muitos buracos e está velha,precisa de reparo. Não tem calçada.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Seja um colaborador do nosso blog! Entre em contato conosco

Assessora de Imprensa:

Karina Francis: 9235-0221
karinafrancisjornalismo@gmail.com
educom.arte@gmail.com

Porque Taquaruçu?

Taquaruçu é um povoado localizado dentro na Serra do Lajeado e no entorno do Parque Estadual de Lajeado a 36 km de Palmas, capital do estado do Tocantins. Nesta localidade encontram-se as micro-bacias dos córregos de Taquaruçuzinho e Taquaruçu Grande, que nascem na Serra do Carmo e deságuam no Rio Tocantins. Estes córregos são os responsáveis pelo abastecimento da população de Taquaruçu e de Palmas. A vegetação da área é predominada por campos cerrados e cerradão, mas ocorrem áreas de floresta estacional semidecidual e mata ciliar nos vales e cursos de água.
A população do Distrito corresponde aproximadamente a 3.685, sendo 2.907 na zona urbana e 778 na zona rural(IBGE-2000). Sua economia é voltada para área de pequenos comércio, agricultura e pecuária por médios e pequenos proprietários que praticam a agricultura familiar de subsistência.
Devido a sua beleza cênica, cachoeiras e corredeiras, Taquaruçu possui um grande potencial turístico e é considerado um Pólo Ecoturístico, com 82(oitenta e dois) atrativos naturais inventariados, na sua maioria cachoeiras permanentes. O local é visitado constantemente por turistas, caracterizando um turismo desordenado, que devido a desinformação e a quase inexistência de fiscalização pública, acarretam impactos ambientais negativos, como a perda de espécies de flora e fauna , erosão nas margens dos cursos de água, aumento na geração de resíduos sólidos, que além de afetar a beleza panorâmica da localidade inside diretamente na saúde da população que possui apenas um posto de saúde.
Taquaruçu é um dos distritos mais pobres de Palmas, podendo dizer que a problemática social é visível, possuidor de uma população extremamente carente, com poder aquisitivo baixo, e caracterizada pela deficiência da informação, a quase inexistência de atividades extra-curriculares para jovens , carência em lazer cultural e com grande necessidades de ações que promovam a sustentabilidade dos recursos naturais e consequentemente, da qualidade de vida da comunidade.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Fotos do Lançamento do Projeto

O lançamento oficial do projeto "Educar com Arte em Taquaruçu", ocorreu no dia 06/06/2009.
Foi um dia onde os jovens participantes do projeto, a comunidade e a equipe se reuniram para fazer diversas atividades.





Saiba mais sobre algumas de nossas oficinas

Oficina: Teatro
A oficina Teatro Ambiental é ministrada com o objetivo de difundir os resultados do Projeto, por meio de um grupo de Teatro Itinerante, capacitado para apresentar obras teatrais com enfoque na temática ambiental.
Esta atividade propõe utilizar a arte da interpretação, a música, a arte circense e a pesquisa literária, como ferramentas de motivação para despertar por meio do lúdico a responsabilidade de todos em relação à conservação de um ambiente saudável.

Artes em Recicláveis

A proposta desta oficina está inserida na área da ecologia humana, buscando compreender os modos de vida, de pensar, os valores e comportamentos de pessoas e grupos, atuando pedagogicamente em seus contextos de vida cotidianos. Nesse sentido, a oficina visa descobrir a artificialidade do padrão descartável de hábitos de consumo e reaproveitar para ensinar. Transformar o lixo em produto artístico, com enfoque à cultura regional e ao bioma Cerrado.

Jornal/Rádio

Esta ação visa desenvolver oficinas de mídia impressa e radiofônica, por meio da produção e da divulgação de Informativos Escritos e Spots de Rádio que abordem conteúdos educativos sobre a importância da prevenção e possíveis soluções referentes aos impactos ambientais identificados na comunidade e contextualizados com a realidade atual do planeta.

Equipe

• Ândrea Bangoim – Coordenadora Geral
• Cláudia Valério – Coordenadora Pedagógica
• Karina Francis – Assessora de Imprensa
• Taiana Dias-Auxiliar Administrativo
• Itana Neiva – Apoio administrativo
• Raimunda – Apoio Administrativo
• Silvia Cecília - Consultora na área de horta orgânica
• João Berto – Apoio operacional
• Daniel Nunes – Apoio operacional


Oficineiros

• Maira Belline – Artes em recicláveis
• Darlan Soares – Artes em recicláveis
• Leilane Marinho – Jornal
• Nana Caê – Rádio
• Paiva – Percussão
• Ândrea Bangoim e Hermógenes Alves – Teatro
• Camila e Enio – Capoeira

Educar com Arte em Taquaruçu


Com a proposta de viabilizar uma relação dialógica entre a escola e a comunidade, tendo como eixo a temática socioambiental, o projeto “Educar com Arte em Taquaruçu” está mostrando que é possível trabalhar a conscientização por meio de atividades artísticas.
O projeto iniciou em abril deste ano, e desde então, oferece oficinas e outras atividades para jovens entre onze e dezoito anos do distrito de Taquaruçu.
As atividades são realizadas no intuito de promover a consciência crítica de jovens estudantes da rede pública de ensino, sobre as questões socioambientais, incentivando a comunicação interescolar e a integração com a comunidade em que estão politicamente inseridos.
O trabalho artístico, neste processo, é um instrumento de reflexão do cotidiano e da sociedade. Além disso, o desenvolvimento de habilidades artísticas favorece o florescimento de cidadãos mais justos, sensíveis, solidários e conscientes do seu papel enquanto ser social.
Para realizar as atividades, contamos com uma equipe qualificada, e um acompanhamento pedagógico de todas as oficinas.
O projeto é realizado em uma chácara de fácil acesso aos moradores do distrito. Todo o local foi decorado pelos próprios alunos, transformando-se em um ambiente agradável para a realização das oficinas.

Venha conhecer o nosso trabalho!

Fale com a gente!
Karina Francis – Assessora de Imprensa – (63) 9235-0221