segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Porque Taquaruçu?

Taquaruçu é um povoado localizado dentro na Serra do Lajeado e no entorno do Parque Estadual de Lajeado a 36 km de Palmas, capital do estado do Tocantins. Nesta localidade encontram-se as micro-bacias dos córregos de Taquaruçuzinho e Taquaruçu Grande, que nascem na Serra do Carmo e deságuam no Rio Tocantins. Estes córregos são os responsáveis pelo abastecimento da população de Taquaruçu e de Palmas. A vegetação da área é predominada por campos cerrados e cerradão, mas ocorrem áreas de floresta estacional semidecidual e mata ciliar nos vales e cursos de água.
A população do Distrito corresponde aproximadamente a 3.685, sendo 2.907 na zona urbana e 778 na zona rural(IBGE-2000). Sua economia é voltada para área de pequenos comércio, agricultura e pecuária por médios e pequenos proprietários que praticam a agricultura familiar de subsistência.
Devido a sua beleza cênica, cachoeiras e corredeiras, Taquaruçu possui um grande potencial turístico e é considerado um Pólo Ecoturístico, com 82(oitenta e dois) atrativos naturais inventariados, na sua maioria cachoeiras permanentes. O local é visitado constantemente por turistas, caracterizando um turismo desordenado, que devido a desinformação e a quase inexistência de fiscalização pública, acarretam impactos ambientais negativos, como a perda de espécies de flora e fauna , erosão nas margens dos cursos de água, aumento na geração de resíduos sólidos, que além de afetar a beleza panorâmica da localidade inside diretamente na saúde da população que possui apenas um posto de saúde.
Taquaruçu é um dos distritos mais pobres de Palmas, podendo dizer que a problemática social é visível, possuidor de uma população extremamente carente, com poder aquisitivo baixo, e caracterizada pela deficiência da informação, a quase inexistência de atividades extra-curriculares para jovens , carência em lazer cultural e com grande necessidades de ações que promovam a sustentabilidade dos recursos naturais e consequentemente, da qualidade de vida da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário